Guarda Portuária de Itajaí recebe nova viatura

Guarda Portuária de Itajaí recebe nova viatura

A Guarda Portuária exerce uma função essencial na segurança de todos os que trabalham no porto

O veículo irá atender as necessidades de fiscalização, para garantir aos colaboradores maior segurança aos trabalhos destinados a Guarda Portuária, de forma interna e externa, atendendo as solicitações de rondas, assim como ao próprio plano de segurança, e todas as suas necessidades da unidade.

De acordo com Sandro de Ramos, Coordenador Geral do Sistema de Segurança Portuária da Superintendência do Porto de Itajaí as viaturas da Guarda Portuária tem como ponto base a Portaria de Pedestres, sendo que uma fica no setor interno e outra no setor externo, de modo que haja visibilidade de sua ostensividade.

Com a aquisição desta nova viatura, ela deverá ser posicionada no Portão/Gate 02, de forma a viabilizar rondas partindo deste setor.

As rondas motorizadas realizadas pela Guarda Portuária, seja ela interna ou externa, são utilizadas no atendimento a situações de emergências, flagrante delito, em operações especiais, ameaça as pessoas, eminência de crimes, em curso ou perigo eminente, sempre dando celeridade na resolução do problema.

As rotinas de inspeção seguem normas determinadas no Plano de Segurança Portuário, de acordo com as exigências da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS).

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, a nova viatura deverá proporcionar melhores condições para que os guardas portuários possam desempenhar suas atividades:

“A Guarda Portuária exerce uma função essencial na segurança de todos os que trabalham no porto, trabalhadores portuários avulsos e caminhoneiros. Esta nova aquisição é fundamental para a eficiência do serviço, e na garantia de um transporte seguro, gostaria de destacar o excelente trabalho que a Guarda Portuária de Itajaí permanece realizando”, conclui Fábio.

Lancha

Segundo Sandro, está sendo estudada pela superintendência a possível aquisição de uma lancha, para proceder com o serviço em toda a extensão do porto organizado.

Fonte: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *